domingo, 31 de maio de 2009

Mídia Locativa

Segundo o professor André Lemos, da UFBA "podemos definir mídia locativa (locative media) como um conjunto de tecnologias e processos info-comunicacionais cujo conteúdo informacional vincula-se a um lugar específico.As mídias locativas são dispositivos informacionais digitais cujo conteúdo da informação está diretamente ligado a uma localidade."
Veja o vídeo de André Lemos no Curso "Mídias Locativas - Comunicação e Mobilidade"

Veja abaixo alguns exemplos de mídia locativa:

EyeStop, o ponto de ônibus interativo, com telas sensíveis ao toque, foi desenvolvido por pesquisadores do MIT em parceria com a prefeitura de Florença, na Itália. Ele permitirá programar uma viagem de ônibus em um mapa interativo, trocar informações relevantes para a comunidade em quadro de mensagens digitais, navegar na web e utilizar dispositivos móveis para interagir com o ponto de ônibus do futuro.

Kickbee, desenvolvido por Corey Menscher, consiste em uma cinta com sensores na região da barriga, que usado pela grávida, possibilita registrar automaticamente, no serviço de microblogs, os chutes dados pela criança. E o bebê antes mesmo de nascer vai criar posts no Twitter!

Descontínua Paisagem é uma instalação interativa com imagens extraídas e modificadas em tempo real do site confluene.org, um site que mostra os lugares de cruzamento de meridianos e paralelos com um grau de resolução Norte-Sul, Leste-Oeste, formando paisagens imaginárias. Autor: Fernando Velazquez.

GEO GOO, este trabalho, em locative media, tem por objetivo mapear a geometria de parques e praças do mundo utilizando para isso o google maps. Autores: Joan Heemskerk e Dirk Paesmans

Locative Painting, é um site onde uma pintura é formada na tela e cujas "pinceladas" são posicionadas de acordo com a localização geográfica de quem interage, que após participar da pintura recebe o resultado final via email ou SMS. Autor: Martha Gabriel


Realidade Móvel Aumentada - As mídias locativas permitem que informações sobre uma determinada localidade sejam visualizadas em um dispositivo móvel,"aumentando" a informação.
Leia o texto "Como funciona a realidade aumentada."

Veja o exemplo de RA usada na infografia do jornal Estado de São Paulo e alguns exemplos práticos de utilização de realidade aumentada.

sábado, 16 de maio de 2009

Arte em BH

Exposição Novos rumos, novo muros. Novos rumos, velhos muros de Henrique Neiva.
Até o dia 23 de maio na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na passarela do anexo Professor Francisco Iglesias, visite!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Edição de Fotos

Já era aquele tempo que você se preocupava se saiu feio na foto. Hoje, além da tecnologia nos possibilitar ver a foto no momento em que foi registrada, podemos também transformar a imagem. Vários sites disponibilizam gratuitamente ferramentas para mudar tudo.

As fotos abaixo foram todas alteradas com a ajuda destes sites. Para cada uma houve uma modificação diferente. O interessante é deixar a criatividade fluir e abusar de todos os recursos. Em todos os sites é possível encontrar recursos básicos como mudar as cores, a luz, o brilho, desenhar, girar, recortar, adicionar texto. O diferencial entre eles está nos recursos avançados como molduras, imagens pra adicionar, tipos de letra, desenhos variados, etc.
Para demonstração escolhi As 7 Maravilhas do Mundo Moderno

Brasil – Cristo Redentor (Christ Redeemer), Rio de Janeiro
A imagem foi editada no photoshop. Percebe-se a grande diferença do tom do fundo, a luz e o texto inserido.

China – Grande Muralha da China (Great Wall of China)
A foto ganhou um verde mais 'vivo'. Mais brilho e uma moldura com sombra.


ÍndiaTaj Mahal (Taj Mahal)
O entardecer ganhou um tom amarelo esfumaçado, como se houvesse algum produto químico no ar. Site usado http://www.pixenate.com/


Itália – Coliseu (The Colosseum), Roma
A foto do Coliseu se transformou em um pop card. Site usado http://www.phixr.com/

JordâniaPetra (Petra)
A foto se transformou em uma gravura. As pessoas que aparecem na foto original, quase desapareceram no desenho. Usado site http://www.fotoflexer.com/


México – Pirâmides de Chichén Itzá (Chichen Itza), Yucatan
O dia se transformou em cenário de filme de terror e a pirâmide conservou os seus contornos.
PeruMachu Picchu (Machu Picchu)
A foto foi envelhecida com um tom sépia. Site usado http://www.splashup.com/

Com este recurso você pode mudar o tamanho da foto e mudar a posição.



































































.

















































































































































domingo, 26 de abril de 2009

Valorize o que é seu

O Centro Cultural da UFMG e a galeria Alberto da Veiga Guignard no Palácio das Artes foram palco nos meses de março e abril para duas exposições muito interessantes de artistas mineiros.

"Das Coisas que se inventa” – Fernando Pacheco reuniu 60 obras entre pinturas, desenhos, objetos e livros para a exposição no Palácio das Artes. O artista, que é autodidata, vai completar 60 anos no próximo mês e quem ganhou o presente foi a cidade, que recebeu esta exposição inédita, com entrada franca.
As obras provocavam a imaginação e os sentidos do público. O estudante de 15 anos Luciano Wagner confirma isso “é estranho, me senti empolgado e triste ao mesmo tempo”.
Se você não conferiu acesse o site e viaje nas obras do artista.

"Lugar – A exposição coletiva explorou os vários sentidos da palavra lugar. O professor da Escola de Belas Artes, Fabrício Fernandino explica que a idéia surgiu quando foi convidado pelo Centro Cultural da UFMG para reinaugurar o espaço (lugar) que foi reformado. Fabrício conta que a exposição faz parte do processo de aprendizado, “convidei estes alunos por já conhecer o trabalho deles e pra dar visibilidade às obras.”
Bruna Mibielle, Bruno Amarante, Daniel Hetel, Fabrício Fernandino, Sérgio Barros e Thais Carvalho, cada um dos artistas definiu a sua concepção de lugar. Assim os seis exploraram toda a galeria com instalações que demonstram a diversidade de idéias para o tema. Fabrício como curador conclui “esta exposição foi um sucesso!”.

BH transpira arte e cabe ao público prestigiar a diversidade de trabalhos que são produzidos aqui. Estes são bons exemplos que devemos valorizar o que é nosso!

Veja no mapa onde fica o Centro Cultural da UFMG e o Palácio das Artes. E visite, eles estão de portas abertas para receber você!

Conheça abaixo algumas das obras da exposição "Lugar"

Thaís CarvalhoDireção, rumo, destino
Foto: Cynthia Augusto
Sérgio BarrosPonto de observação

Foto: Cynthia Augusto

Daniel HetelOcupação
Foto: Cynthia Augusto

Bruno AmaranteTempo, folga, vaga

Foto: Cynthia Augusto

Exposição "Das coisas que se inventa"

Foto: Cynthia Augusto

Foto: Cynthia Augusto



Foto: Cynthia Augusto


Foto: Cynthia Augusto

terça-feira, 14 de abril de 2009

Música pra Todos

A Conexão Vivo chega em BH neste fim de semana com mais de 80 atrações. No período entre 17 a 21 e 23 a 26/04, o projeto promoverá a apresentação de vários artistas no Parque Municipal. Entre eles estão Vander Lee e Patrícia Ahmaral, Samuel Rosa, Juarez Moreira e Wagner Tiso, Zé da Guiomar e muito mais. Os shows acontecem das 18h à meia-noite. Os ingressos estão à venda nas bilheteria do Parque, R$10,00 inteira e R$5,00 meia.
Além do shows acontecerá também o Seminário Internacional Música e Movimento, que terá oficinas e debates.
No site você encontra a programação completa e aqui o mapa do evento.

terça-feira, 17 de março de 2009

Festival de Arte Digital

No último final de semana, BH se tornou a capital da Arte Digital. Três estações do metrô hospedaram o Festival de Arte Digital com 38 obras que puderam ser visitadas pagando somente 1,80 (preço do bilhete). O Fad foi dividido em Interatividade, Performances e Galeria. Veja abaixo duas obras do FAD Interatividade e conheça todas no site http://www.festivaldeartedigital.com.br/

Lowtech VJ


Unindo materiais recicláveis como espuma e papelão de embalagens à tecnologia como linhas de costura que conduzem a eletricidade, sensores de toque e luz, o artista mineiro Fernando Rabelo possibilitou a interação do público criando um controle audiovisual. Os sensores acionam a velocidade e o ritmo das imagens e as espumas fazem a variação do som. Cada usuário é integrante do efeito produzido pela obra. Confira o passo a passo da criação.

Your life our movie

Interatividade é a palavra chave! Fernando Velasquez, Bruno Favaretto e Francisco Lapetina se uniram neste projeto que busca através de palavras fotos no Flickr fazendo de uma palavra, um filme. E com um jogo de palavras o usuário cria um filme a cada tentativa. O interessante é que após alguns segundos de apresentação do seu filme, o sistema carrega dados de outro usuário que acessou o site www.yourlifeourmovie.org/net em qualquer lugar do mundo, diminuindo as fronteiras entre pessoas.

Bernardo Ribeiro e Leonardo Damasceno , estudantes de Publicidade e Propaganda conheceram as obras e contam o que acharam de mais interessante no festival.