Segundo o professor André Lemos, da UFBA "podemos definir mídia locativa (locative media) como um conjunto de tecnologias e processos info-comunicacionais cujo conteúdo informacional vincula-se a um lugar específico.As mídias locativas são dispositivos informacionais digitais cujo conteúdo da informação está diretamente ligado a uma localidade."
Veja o vídeo de André Lemos no Curso "Mídias Locativas - Comunicação e Mobilidade"
Veja abaixo alguns exemplos de mídia locativa:
EyeStop, o ponto de ônibus interativo, com telas sensíveis ao toque, foi desenvolvido por pesquisadores do MIT em parceria com a prefeitura de Florença, na Itália. Ele permitirá programar uma viagem de ônibus em um mapa interativo, trocar informações relevantes para a comunidade em quadro de mensagens digitais, navegar na web e utilizar dispositivos móveis para interagir com o ponto de ônibus do futuro.
Kickbee, desenvolvido por Corey Menscher, consiste em uma cinta com sensores na região da barriga, que usado pela grávida, possibilita registrar automaticamente, no serviço de microblogs, os chutes dados pela criança. E o bebê antes mesmo de nascer vai criar posts no Twitter!
Descontínua Paisagem é uma instalação interativa com imagens extraídas e modificadas em tempo real do site confluene.org, um site que mostra os lugares de cruzamento de meridianos e paralelos com um grau de resolução Norte-Sul, Leste-Oeste, formando paisagens imaginárias. Autor: Fernando Velazquez.
GEO GOO, este trabalho, em locative media, tem por objetivo mapear a geometria de parques e praças do mundo utilizando para isso o google maps. Autores: Joan Heemskerk e Dirk Paesmans
Locative Painting, é um site onde uma pintura é formada na tela e cujas "pinceladas" são posicionadas de acordo com a localização geográfica de quem interage, que após participar da pintura recebe o resultado final via email ou SMS. Autor: Martha Gabriel
Realidade Móvel Aumentada - As mídias locativas permitem que informações sobre uma determinada localidade sejam visualizadas em um dispositivo móvel,"aumentando" a informação.
Leia o texto "Como funciona a realidade aumentada."
Veja o exemplo de RA usada na infografia do jornal Estado de São Paulo e alguns exemplos práticos de utilização de realidade aumentada.
domingo, 31 de maio de 2009
sábado, 16 de maio de 2009
Arte em BH
Exposição Novos rumos, novo muros. Novos rumos, velhos muros de Henrique Neiva.
Até o dia 23 de maio na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na passarela do anexo Professor Francisco Iglesias, visite!
Até o dia 23 de maio na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na passarela do anexo Professor Francisco Iglesias, visite!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Edição de Fotos
Já era aquele tempo que você se preocupava se saiu feio na foto. Hoje, além da tecnologia nos possibilitar ver a foto no momento em que foi registrada, podemos também transformar a imagem. Vários sites disponibilizam gratuitamente ferramentas para mudar tudo.


Índia – Taj Mahal (Taj Mahal)
O entardecer ganhou um tom amarelo esfumaçado, como se houvesse algum produto químico no ar. Site usado http://www.pixenate.com/
As fotos abaixo foram todas alteradas com a ajuda destes sites. Para cada uma houve uma modificação diferente. O interessante é deixar a criatividade fluir e abusar de todos os recursos. Em todos os sites é possível encontrar recursos básicos como mudar as cores, a luz, o brilho, desenhar, girar, recortar, adicionar texto. O diferencial entre eles está nos recursos avançados como molduras, imagens pra adicionar, tipos de letra, desenhos variados, etc.
Para demonstração escolhi As 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Para demonstração escolhi As 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Brasil – Cristo Redentor (Christ Redeemer), Rio de Janeiro
A imagem foi editada no photoshop. Percebe-se a grande diferença do tom do fundo, a luz e o texto inserido.
A foto ganhou um verde mais 'vivo'. Mais brilho e uma moldura com sombra.
Usado site http://www.picnik.com/


Índia – Taj Mahal (Taj Mahal)
O entardecer ganhou um tom amarelo esfumaçado, como se houvesse algum produto químico no ar. Site usado http://www.pixenate.com/
Jordânia – Petra (Petra)
A foto se transformou em uma gravura. As pessoas que aparecem na foto original, quase desapareceram no desenho. Usado site http://www.fotoflexer.com/
O dia se transformou em cenário de filme de terror e a pirâmide conservou os seus contornos.
Site usado http://www.flauntr.com/
Peru – Machu Picchu (Machu Picchu)
A foto foi envelhecida com um tom sépia. Site usado http://www.splashup.com/
Site usado http://www.reduzfoto.com/
Assinar:
Comentários (Atom)











