domingo, 2 de novembro de 2008

Relacionamentos na internet

A internet possibilitou uma revolução na maneira de interagir entre as pessoas. Os relacionamentos amorosos, as amizades, a relação entre pai e filhos, a vida em sociedade está sendo alterada com a evolução tecnológica. A mudança de comportamento pode ser percebida no nosso dia-a-dia. Hoje, mandamos um e-mail para alguém que está a alguns passos de distância ao invés de ir até lá e conversar pessoalmente.
Será que isso é saudável?

Ouça agora a psicóloga Fabiana Baptista que fala um pouco dessa mudança de comportamento.

domingo, 26 de outubro de 2008

Participação política através da internet

Câmara dos Deputados
A página da Câmara dos Deputados tem um espaço aberto para o internauta se manifestar.
No campo Fale Conosco, o cidadão pode elogiar, tirar dúvidas, sugerir, solicitar ou reclamar. Além deste canal de comunicação, existe também o Fale com a Ouvidoria.

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre a câmara e a sociedade. Lá são analisadas todas as solicitações e enviadas para os órgãos competentes. Isso permite ao cidadão participar e também tirar dúvidas sobre projetos de lei.
Dentro da ouvidoria há um campo chamado Ouvidodados. Este campo é uma importante ferramenta para o cidadão. Porque apresenta trimestralmente, o que foi feito em números, mostrando as principais manifestações registradas.

Dentre os três sites analisados, este é o que dá maior incentivo ao cidadão quanto a participação política. Mas, além do incentivo tem que haver no cidadão a consciência que a sua opinião é muito importante para a construção de uma sociedade melhor.

Governo de Minas

No Portal do Governo Federal o cidadão tem um espaço com serviços e informações separados por áreas. Estão listadas orientações sobre saúde, atendimentos médicos, informações sobre segurança, drogas, pessoas desaparecidas e outros serviços para o bem-estar social do cidadão.

Esta página permite que as pessoas saibam quais são os serviços disponibilizados pelo governo, mas a participação ativa é restrita. Pois, existe somente a opção Fale Conosco para as manifestações, sugestões, elogios ou dúvidas serem esclarecidas. O campo é muito pequeno e não há subdivisões para auxiliar a pessoa para onde ou quem, aquela solicitação deve ser enviada. Portanto o cidadão não é incentivado a contribuir com a sociedade onde vive.

Assembléia Legislativa de Minas Gerais

No site da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o cidadão tem o direito de manifestar a sua opinião através do Fale com a Assembléia. Qualquer pessoa pode acessar e entrar em contato com um deputado específico ou com setores da assembléia. A pagina incentiva a participação dando ao contribuinte a opção de se cadastrar para receber informações sobre tramitação de projetos de lei e também as notícias diariamente.

Acredito que isso vai fortalecer a presença do internauta no site, fazendo ele criar o hábito de consultar e participar ativamente. Neste endereço eletrônico podem ser encontradas as publicações feitas pela assembléia estimulando a sociedade a participar discutindo temas ligados ao Poder Legislativo.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Twitter

É uma rede social que permite aos que utilizam contar em uma breve descrição o que estão sentindo, o que fazem ou o que precisa dizer naquele momento.
Um microblog, você tem 140 caracteres para publicar o que quiser.
Conheça e convide seu amigos

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Flagra

Foto: Cynthia Augusto
A mamãe vaca resolveu dar a luz muito longe do sítio,
o jeito foi ir buscar o bezerro no carrinho de mão!
Piedade dos Gerais - MG

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Saudações!

Surpresa nas urnas em BH

Este domingo de eleições, foi realmente muito quente em todos os sentidos. Além da temperatura 35º graus, o dia mais quente do ano segundo a metereologia a disputa nas urnas também esquentou bastante.

Contrariando as pesquisas divulgadas dias antes da eleição, em Belo Horizonte, teremos segundo turno. O candidato Márcio Lacerda, do PSB, que acreditava ser eleito no primeiro turno vai disputar o cargo de prefeito com o candidato Leonardo Quintão, PMDB.

Lacerda teve 549,131 (43,59%) votos, contra 519.787 (41,26%) de Quintão.
Os votos válidos em Belo Horizonte totalizaram 1,26 milhão, o que corresponde a 85,48% do total.
Marcio que liderava, de acordo com as pesquisas, já estava num clima de "já ganhou". Mas, como pesquisa é somente uma previsão, o candidato Quintão começou a subir alguns pontos e conseguiu levar a decisão para o próximo dia 26 de outubro.


Na Câmara Municipal dentre os 41 vereadores eleitos, 25 foram candidatos que se reelegeram. A bancada do PT é a que possui maior número representantes, seis. Seguida pelo PMDB que agora terá 4 vereadores.
Veja a lista de vereadores eleitos em todo o estado.

Mais três cidades mineiras ainda não conhecem seus prefeitos, pois haverá segundo turno. São elas Contagem, onde a disputa está entre Marilia Campos, do PT e Ademir Lucas (PSDB). Montes Claros que concorrem Luis Tadeu Leite (PMDB) e Athos Pereira (PPS). Em Juiz de Fora se enfrentam Maria Margarida Martins Salomão (PT) e Custódio Mattos (PSDB).

Cresce número de mulheres prefeitas

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral o número de mulheres eleitas prefeitas subiu de 7,32% na última eleição para 9,16%.
Apesar do número ser ainda pequeno já representa quase 2% de crescimento em comparação com o número de candidatas eleitas em 2004.
Minas Gerais é o segundo estado brasileiro que mais elegeu mulheres no país.
Do total de 498 eleitas, 50 prefeituras no estado terão no comando uma mulher.
Em 2008, foram 12.944 homens e 1.620 mulheres concorrendo à eleição para prefeito em todo país.

Mulheres governantes no mundo

Vereador é assassinado no interior de Minas

O vereador eleito, Hélio José Jonas Pinheiro Bento (PR), 40 anos, e seu filho Walmir Pinheiro Leite, 16 anos, foram assassinados na noite do dia cinco na cidade de Lambari, Vale do Jequitinhonha.
Segundo informações da Policia Militar o crime por ter sido cometido por um rival político. As vítimas trocavam o pneu do ônibus, quando um rapaz se aproximou e fez vários disparos contra Pinheiro Bento. Na tentativa de ajudar o pai, o adolescente também foi atingindo pelos disparos.


Outros candidatos assassinados durante a campanha eleitoral

segunda-feira, 6 de outubro de 2008


O Grupo de proteção animal PETMG trabalha em defesa e proteção da vida animal.
http://www.petmg.com.br/

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Resenha A virtualização do corpo

Sobre o autor
De acordo com Levy podemos nos reinventar a todo instante. Através da alimentação dietética, cirurgia plástica, medicamentos que alteram o metabolismo podemos fazer uma remodelagem do nosso corpo. O ser humano consegue fechar os olhos, imaginar-se totalmente diferente fisicamente, procurar um cirurgião plástico para expor suas vontades e, como num passe de magia, torna-se outra pessoa. Sim, outra pessoa, pois o corpo fica totalmente diferente e a mente também. O que antes era tipicamente privado como as emoções, a reprodução e a imunidade contra doenças, hoje, é externalizado atravé de equipamentos médicos que permitem ver e alterar o nosso interior e grandes avanços da indústria farmacêutica que podem nos ajudar a controlar as emoções. Grandes descobertas e muita evolução que hoje, através de equipamentos de comunicação, nos permite estar presente em vários locais, mesmo onde o corpo nao pode estar.

A TV e o rádio transmitem ao telespectador toda a emoção de pessoas que estão em dimensões totalmente diferentes. Com as máquinas fotográficas, as câmeras e os gravadores, podemos perceber o que o outro trasmitia no momento da gravação ou foto. Dentro de todo este contexto, nos é permitido quase sentir o que o outro esta sentindo.

Levy explica que a telepresença é uma das características do telefone. Pois ele transmite a voz de um corpo que pode estar a quilômetros de distância.

Com os sistemas de visualização médica, como raios-X e a ressonância magnética, o interior passa para o exterior, sem sair de dentro do indivíduo. Um exemplo comum são os exames de ultra-sonografia 3D, os pais podem conhecer o rosto do bebê antes mesmo do nascimento.

A virtualização do corpo está também nos transplantes. Pois, um órgão pode ser transferido a outro ser, às vezes entre vivos ou entre vivo e morto. Sangue, esperma, óvulos são encontrados em bancos especiais. Os exemplos dão sentidos a palavra usada pelo autor, hipercorpo. Ou seja, um corpo que não é somente individual, que pode ser construído e acaba sendo um corpo coletivo.

A virtualização do corpo é a sua multiplicação, é a reinvenção. Ao mesmo tempo em que é individual, corre para fora de si e se torna público. Quando retorna já está modificado. E isso não acontece apenas uma vez, esta mudança é constante até o dia que se extingue completamente.

Aula Inaugural

jornalismo-universo.blogspot.com